Covid – Apesar de uma convivência de quase um ano, a Covid-19 ainda desperta dúvidas entre profissionais de saúde, especialmente quando o assunto é a manifestação dos sintomas. É coronavírus, gripe comum ou sinusite?
E o que fazer quando um paciente com suspeita de coronavírus chega à farmácia? O otorrinolaringologista Gilberto Pizarro, diretor técnico do Hospital Paulista, traz algumas dicas preciosas para acabar com essa incerteza.
Nunca é demais lembrar: faça uma triagem e analise possíveis interações medicamentosas do paciente antes de simplesmente propor a realização de um teste rápido. Não cumprir essa regra básica pode alimentar a sensação de que o estabelecimento prioriza a venda frente à prestação de serviço.
Rinite
De acordo com o especialista, quadros de rinite são mais concentrados no nariz, garganta e olhos. A pessoa costuma apresentar coriza, coceira e espirros em sequência. Além disso, o nariz fica naturalmente congestionado.
Sinusite
A inflamação ocorre na mucosa que reveste os seios da face. Com isso, os sintomas também incluem dor facial, nos ouvidos e atrás dos olhos. O paciente pode relatar dor ou irritação na garganta e inchaço facial. No dia a dia, quem tem quadros recorrentes geralmente consegue identificar os gatilhos das crises.
Gripe comum
Na gripe comum, no entanto, o quadro de sintomas não fica restrito à congestão e secreção nasal. Nessa situação, o paciente relata febre, mal-estar e dor no corpo. A qualificação de todos os sintomas é importante porque a Covid-19 também gera febre, por exemplo.
Coronavírus
O paciente com Covid-19 costuma ter tosse seca e cansaço, mas, em quadros mais graves, pode apresentar dificuldade para respirar, falta de ar e aperto no peito. No entanto, não necessariamente haverá coriza e congestão nasal. Isso é determinante para uma das diferenciações entre as doenças.
A perda de olfato é um sintoma característico do novo coronavírus. Mas cuidado, pois isso acontece de maneira súbita em pacientes com coronavírus. Nas outras doenças, essa perda de olfato é mais leve e está associada a um quadro de congestão nasal por conta da coriza. Mas a perda do paladar, essa sim, representa um forte indício da Covid-19.
Veja também: https://www.assistenciafarmaceutica.far.br/pressao-arterial-cinco-erros-de-atendimento-na-farmacia/