As salas de atendimento farmacêutico são uma realidade crescente no país e contribuíram para transformar as farmácias em um centro primário de atenção à saúde. E para aumentar a viabilidade econômica do projeto, basta seguir alguns passos e estratégias. Confira entrevista com Socorro Simões, gerente de serviços farmacêuticos do Clinic Farma das Farmácias Pague Menos.
Como a alta direção enxerga o Clinic Farma e qual o custo de implantação?
Desde o início da implantação do Clinic Farma, a Pague Menos já tinha a noção de que os serviços farmacêuticos são uma ferramenta que agregam valor ao cliente e, ao mesmo tempo, contribuem para aumentar as vendas das lojas. Hoje, a diretoria enxerga o Clinic Farma como o principal diferencial da companhia. E por fazer parte do planejamento estratégico da rede, toda nova farmácia já é inaugurada com a sala montada, ou seja, o custo é embutido no investimento total da loja.
– Quantas salas do Clinic Farma a rede possui atualmente?
Hoje a Pague Menos conta com mais de 850 unidades com sala de atenção farmacêutica. Também temos 700 salas com serviço de aplicação de injetáveis e mais de 60 salas que oferecem testes laboratoriais rápidos (TLR). Além disso, há dois espaços de vacinação em Fortaleza, um em nossa matriz e outro na flagship store loja mil, onde implantamos duas salas de atendimento para acompanhamento do tratamento prescrito pelos médicos, revisão da medicação, monitoramento de diabetes, hipertensão, risco cardiovascular, asma, programas para deixar de fumar e para perda de peso, entre outros.
– De que forma a Pague Menos estabelece a precificação dos serviços?
Para ter um retorno a manutenção das salas clínicas, é necessário que alguns serviços sejam cobrados, pois há um investimento em capacitação do farmacêutico e em materiais de uso geral. Portanto, desde outubro do ano passado iniciamos a cobrança de alguns serviços nas unidades espalhadas pelo Brasil, tais como glicemia e aplicação de injetáveis.
Em primeiro lugar, realizamos uma análise de mercado e, em seguida, buscamos identificar a margem que a companhia terá de retorno para chegar ao valor que será cobrado pelo serviço.
– Como a rede trabalha com treinamento da equipe?
Nossos clientes, quando entram nas salas de serviços farmacêuticos, buscam um profissional muito bem munido de informações e conhecimento técnico. Para isso, contamos com o Conecta, plataforma de treinamento direcionada, assim como também utilizamos os cursos promovidos pela Abrafarma.
Toda a equipe do Clinic Farma trabalha com foco na análise de números e em contatos periódicos para detectar dificuldades de cada gerência regional. Também buscamos realizar treinamentos locais ou online, a fim de entregar o melhor serviço ao cliente.