Serviços clínicos – Melhorar o acesso a medicamentos e a adesão ao tratamento. O uso da tecnologia, que combina ciência de dados com experiência clínica, ajuda a garantir que os pacientes gerenciem sua saúde de maneira mais segura e eficaz. Mas existem outras inovações na área digital que podem contribuir para a melhoria dos serviços clínicos nas farmácias.
Para Fernando Ferreira, CEO da Syntropy, no Brasil, ainda estamos bastante distantes da robotização dentro da farmácia, onde a máquina pega o medicamento na prateleira e dispensa para o cliente no balcão. “Há muito glamour envolvido, mas ainda está longe de ser uma realidade escalável no país”, afirma.
Segundo o executivo, o mundo cada vez mais caminha para uma transformação digital, mas o alto escalão ainda toma as decisões de implementação de forma muito analógica. “A digitalização acaba acontecendo na marra, por força de uma pandemia, como está ocorrendo agora”, ressalta.
Uma saída é buscar soluções que já existem no mercado. Mas antes de implantá-las é preciso criar a cultura digital dentro da empresa. Um exemplo prático e real é o uso de softwares de gestão de serviços farmacêuticos. “O grande problema do atendimento ao público é que ainda falta a disciplina para seguir protocolos à risca. Cada farmacêutico prefere fazer a anamnese à sua maneira”, aponta.
“A tecnologia faz com que o farmacêutico siga passo a passo o que é estabelecido pelo programa, com um check list de perguntas que mitiga qualquer possibilidade de erro na atenção farmacêutica”, complementa.
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