O varejo farmacêutico retomou as frentes de saúde nacionais no dia 29 de setembro, em comemoração ao Dia Mundial do Coração. Na ocasião, mais de 1.300 estabelecimentos aderiram à campanha contra a hipertensão organizada pela Abrafarma. “Esse monitoramento foi estratégico do ponto de vista da saúde pública, pois até 30% dos pacientes com hipertensão desconhecem a condição. Sabe-se também que até metade dos brasileiros não controla sua pressão adequadamente”, adverte Cassyano Correr, professor da Universidade Federal do Paraná e coordenador do programa Assistência Farmacêutica Avançada.
Esse mal crônico atinge cerca de 36 milhões de pessoas no Brasil. Pensando na conscientização social a respeito da doença, a tarefa dos profissionais é rastrear hipertensos e identificar sinais de alerta para direcioná-los ao médico. De acordo com um estudo norte-americano, a hipertensão esteve presente em cerca de 70% dos pacientes que sofreram infarto pela primeira vez.
Confira esta e outras imagens em nosso Facebook