Desinformação – Como lidamos com as informações sobre a Covid-19 em um momento em que a ciência, os conselhos e as consequências da pandemia estão mudando rapidamente? O que devemos pensar antes da decisão de compartilhar informações nas mídias sociais? “De certa forma, este é um cenário perfeito para a desinformação prosperar – é rápido, ameaça a todos e há muita incerteza”, diz Will Grant, do Centro Nacional Australiano de Consciência Pública da Ciência.
Confira a seguir cinco maneiras de combater a desinformação e o medo:
1. Considere a fonte
O consenso geral é que todos devemos considerar o conselho de especialistas. Pergunte a si mesmo qual é a fonte da informação. É a publicação de uma organização respeitável ou de um indivíduo que ouviu algo que alguém lhe disse? Também vale a pena pensar em quem financia essa organização.
2. Desconfie de descobertas científicas preliminares
Em circunstâncias normais, novas descobertas científicas são divulgadas após um longo processo de pesquisa, revisão por pares e publicação acadêmica, o que pode levar anos. O vírus Sars-CoV-2 foi definido apenas em janeiro e, embora algumas suposições possam ser feitas sobre o comportamento de seus parentes próximos, ainda é um trabalho em andamento.
Os cientistas estão compartilhando dados o mais rápido possível, o que é vital para evitar atrasos na adoção de tratamentos ou vacinas. Mas isso também significa que muitas das informações que chegam ao público não passaram pelo ‘teste de qualidade’ habitual.
3. O estresse afeta a tomada de decisão
Estamos no meio de uma pandemia – uma situação que poucos de nós experimentamos – e nossas telas estão cheias de conteúdo assustador. Quando temos “carga cognitiva adicional”, isso cria inconsistência em nossa tomada de decisão. É muito importante que as pessoas se desliguem do conteúdo emocional avassalador da crise. Dar uma pausa reduzirá a tendência a entrar em pânico e tomar decisões precipitadas.
4. Pense nas consequências antes de agir
Dê real importância às ações simples como lavar as mãos, aumentar a distância social, praticar o isolamento e fazer teste se estiver doente. Newell diz que geralmente devemos pensar nos efeitos indiretos de nossas ações, seja tossindo em um local público ou pensando apenas na reabertura de seu negócio, sem pensar nas demandas mais urgentes da sociedade.
5. Informações e suposições podem mudar
Toda modelagem vem com incertezas e é carregada de suposições que podem mudar, estar erradas ou incompletas. Geralmente, os modelos são projetados para não prever com precisão o futuro, mas para mostrar o que pode acontecer se eles forem implementados.
Fonte: The Guardian
Veja também: https://www.assistenciafarmaceutica.far.br/obesidade-e-isolamento-social-a-relevancia-do-farmaceutico/