O Conselho Federal de Farmácia (CFF), em parceria com a Sociedade Brasileira de Diabetes (SBD), Universidade Federal do Paraná, Universidade Federal de Ouro Preto e as farmácias do Brasil, incluindo as redes associadas à Abrafarma, criaram a campanha Diabetes não tem Cara.
Desde o dia 14 de novembro, mais de 400 farmácias de todo o Brasil estão realizando o rastreamento de casos suspeitos da doença, que afeta mais de 5,7 milhões de brasileiros. Prevista para terminar no dia 30 de novembro, a campanha foi prorrogada para 10 de dezembro.
Os clientes que passarem pelas farmácias participantes serão submetidos a um exame gratuito de glicemia capilar e terão sua circunferência abdominal, seu peso e sua altura medidos, além de responder ao teste Finnish Diabetes Risk Score (FINDRISC). Os casos considerados suspeitos serão encaminhados ao médico. A meta é abranger uma amostra de 11.750 pessoas de ambos os sexos, com idade entre 20 e 79 anos, sem diagnóstico prévio.