As maiores redes de farmácias e drogarias do país mais uma vez unem forças em prol da saúde no Brasil. Na semana de 23 a 27 de abril, uma ação nacional contemplará esclarecimentos gratuitos à população e destacará a importância da imunização no combate a doenças como a gripe.
O mutirão integra a série de Campanhas de Saúde 2018 liderada pela Associação Brasileira de Redes de Farmácias e Drogarias (Abrafarma). A iniciativa se concentrará na detecção de adultos e idosos que precisam fazer o reforço das vacinas, além de aconselhamentos para gestantes. “Seis em cada dez brasileiros não estão com a carteira de vacinação em dia, o que abre caminho para uma gama de doenças. O varejo farmacêutico pode representar um canal estratégico para a melhoria da cobertura vacinal, particularmente em adultos e idosos”, argumenta Sergio Mena Barreto, presidente executivo da entidade.
A esperada regulamentação da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), em dezembro de 2017, que habilitou as farmácias a implementarem serviços de imunização, amplia a relevância da campanha. Até então, a aplicação de vacinas estava restrita a pouco mais de 1,5 mil estabelecimentos privados. Com a resolução e o respaldo da Lei Federal n° 13.021/2014, essa oferta pode mais que triplicar.
Para auxiliar os gestores das redes nessa ação, a Abrafarma desenvolveu sugestões de kits de atenção farmacêutica. O material reúne banner, folder e um manual com coordenadas sobre o uso da marca.