Com o objetivo de divulgar os serviços farmacêuticos e a ampliação do papel das farmácias no sistema de saúde brasileiro, a Abrafarma criou as Campanhas de Saúde 2017. A terceira edição ocorreu no dia 5 de maio e, mais uma vez, mobilizou o país ao abordar a importância do uso correto de medicamentos.
A ação envolveu 525 estabelecimentos de 15 redes associadas, que ministraram testes gratuitos à população para avaliar conhecimentos e atitudes no uso dos medicamentos, identificar possíveis problemas e prover orientações para utilização correto dos fármacos.
O teste foi elaborado especialmente para a campanha e continha dez questões objetivas, abordando aspectos relacionados à adesão ao tratamento, reações adversas, práticas de automedicação e descarte de medicamentos. Foram atendidas 11.026 pessoas, das quais 19,9% (2.194) conquistaram pontuação de 5 ou mais, o que significa falta de entendimento adequado sobre seus medicamentos.
“Esses pacientes apresentam uma necessidade maior de orientação, a fim de evitar erros e eventos adversos na utilização dos medicamentos”, ressalta Cassyano Correr, coordenador do Programa Assistência Farmacêutica Avançada da Abrafarma. Por outro lado, 80,1% da população atendida (8.832 pessoas) obteve pontuação igual ou inferior a 4, o que foi considerado um bom resultado no que se refere a conhecimentos e atitudes frente à utilização de medicamentos.