Por ocasião do Dia Mundial do Diabetes, em 14 de novembro, as redes associadas à Abrafarma realizam mais uma edição das Campanhas de Saúde. De 13 a 17 de novembro, será promovida uma ação nacional de rastreamento e monitorização da doença, além de acompanhamento de pacientes com a condição. O objetivo é viabilizar uma avaliação pontual da glicemia capilar na população “saudável”, que pode ser associada à estratificação do risco de diabetes.
“Trata-se de uma das principais causas de adoecimento precoce e morte em todo o mundo. Globalmente, estima-se que o montante de pacientes com diabetes ultrapasse 385 milhões, sendo que até 40% desconhecem a condição”, ressalta Cassyano Correr, coordenador do programa de Assistência Farmacêutica Avançada da Abrafarma. Segundo as últimas estimativas relacionadas ao Brasil, um em cada dez adultos convive com a doença, somando mais de 15 milhões de pessoas. A cada ano, 130 mil óbitos são registrados em decorrência desse mal.
A determinação da glicemia em sangue total capilar, utilizando equipamento portátil de autoteste (glucosímetro), é uma forma simples, rápida e barata para auxiliar no rastreamento do diabetes, além de permitir o acompanhamento clínico daqueles pacientes já diagnosticados e sob tratamento.