No dia 8 de agosto comemora-se o Dia Nacional de Combate ao Colesterol e as redes associadas à Abrafarma realizam a sétima edição das Campanhas de Saúde com uma alerta à população: como anda a saúde do seu coração? Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), nas últimas décadas as doenças cardiovasculares (DCV) foram responsáveis por 30% das mortes no mundo. Nos países em desenvolvimento as mortes prematuras por DCV chegam a 42%, e o Brasil não está fora desta realidade.
De acordo como Cassyano Correr, coordenador do programa de Assistência Farmacêutica Avançada da Abrafarma, dentre os fatores de risco associados a doenças cardiovasculares encontram-se a hipertensão arterial, o diabetes, as dislipidemias (em especial os níveis elevados de colesterol), a obesidade, o tabagismo, o etilismo e o sedentarismo. “Incentivar a avaliação periódica do painel lipídico e a estratificação do risco cardiovascular são consideradas medidas estratégicas para rastreamento e educação em saúde no que tange às DCV”, ressalta o coordenador.
Segundo ele, nessa campanha foi adotada a estratificação do risco cardiovascular conforme o Escore de Risco (ER) pelo Tempo de Vida. “O objetivo é ofertar avaliação gratuita utilizando esta ferramenta, a fim de conscientizar a população e informar sobre medidas de prevenção, cujo acompanhamento pode ser realizado nas próprias salas de atendimento farmacêutico das redes, em parceria com o médico do paciente”, finaliza.