A preocupação com o uso correto dos medicamentos mobilizou as redes de farmácias e drogarias de todo o país. No último dia 5 de maio, Dia Nacional do Uso Racional de Medicamentos, data criada pelo governo federal, a população que visitou os estabelecimentos das redes associadas à Abrafarma teve a oportunidade de fazer uma revisão gratuita dos remédios que eventualmente utiliza, com orientação gratuita dos farmacêuticos. Os clientes também receberam orientação sobre reações adversas, adesão ao tratamento prescrito pelo médico, riscos da superdosagem ou subdosagem e até sobre o descarte apropriado de remédios.
A ação contou com a colaboração de milhares de farmacêuticos e integra a terceira fase da Campanha de Saúde – 2017, cuja finalidade é prestar atendimento clínico gratuito e garantir o acompanhamento de doenças crônicas. “A farmácia pode e deve assumir o papel de protagonista no combate a este problema de saúde, que interfere na eficácia e na continuidade dos tratamentos”, ressalta Sergio Mena Barreto, presidente executivo da Abrafarma.
A campanha também repercutiu na imprensa brasileira, ressaltando o cunho educativo das iniciativas do varejo farmacêutico em prol do acesso à saúde. Confira: http://www.istoedinheiro.com.br/farmacias-desenvolvem-acoes-educativas-sobre-uso-de-medicamentos/