Seguindo a tendência mundial de busca por uma rotina mais saudável, o brasileiro está mudando hábitos alimentares dentro de casa. De acordo com dados levantados pela Kantar Worldpanel, 27% dos lares declaram ter feito mudanças na alimentação, aumentando o consumo de itens mais saudáveis em detrimento de carne vermelha, açúcar e refrigerante.
O estudo revela também que 389 mil domicílios deixaram de comprar açúcar refinado no ano passado. Por outro lado, a versão demerara, menos refinada e sem aditivo químico, ganhou mais de 2 milhões de domicílios compradores em 2018.
As carnes também foram impactadas pelos novos comportamentos dos consumidores. Todas (bovina, frango e suína) apresentaram queda de volume em 2018 na comparação com o ano anterior. No entanto, dos lares que declaram ter feito mudanças nos hábitos alimentares, 50% deles dizem ter diminuído o consumo das carnes vermelhas.
Entrando na casa de 97% da população, os refrigerantes também viram o número de compradores cair de 2017 para 2018: 222 mil domicílios deixaram de colocar a bebida na despensa. O mesmo ocorreu com o leite UHT, que perdeu 611 mil lares no período. Por outro lado, 20% das famílias já compraram algum produto zero lactose. A categoria de leites com essa característica cresceu 7,9% em volume e 12,6% em valor.
“Já faz algum tempo que a “saudabilidade” tem sido um fator importante na hora das compras não só no Brasil, mas em todo o mundo. Agora, o movimento ganha mais força. A entrada de produtos como o açúcar demerara e zero lactose na lista de compras revela um consumidor mais atento e alinhado às preocupações globais com a saúde”, afirma Giovanna Fischer, diretora de Marketing e Consumer Insights da Kantar Worldpanel.
Campanha de Saúde alerta para riscos da obesidade
Em comemoração ao Dia da Saúde e Nutrição (31 de março) as redes associadas à Abrafarma estarão mobilizadas para um mutirão de orientação contra a obesidade, entre os dias 25 e 29 de março. O evento abre a temporada das Campanhas de Saúde 2019 e contemplará avaliações gratuitas nas farmácias, tais como medição de peso, altura, IMC, risco associado, circunferência abdominal e distribuição corporal.