Terapias – Saber as diferenças entre as farmacoterapias típicas de dose única e de dose múltipla é de suma relevância no cotidiano do farmacêutico. Confira:
Terapia de dose única – Quando a administração da dose seguinte ocorre após toda a dose anterior ser eliminada. O intervalo entre as doses é considerado o tempo suficiente para que o organismo elimine totalmente a dose anterior, o que leva, em geral, um tempo maior que dez meias-vidas. Dessa forma, não há acúmulo de fármaco na circulação.
Terapia de dose múltipla – Ao contrário daquilo que ocorre em doses únicas, o intervalo entre as doses é menor do que aquele necessário para a eliminação da dose anterior. Por isso, ocorre acúmulo da droga no sangue, até que se atinja o estado de equilíbrio estável, o chamado steady state,⠀ponto em que a taxa de eliminação do fármaco é igual à taxa de biodisponibilidade, ou seja, é quando o fármaco encontra-se em concentração constante no sangue.
Veja também: https://www.assistenciafarmaceutica.far.br/valucare-center-da-rede-de-health-mart-e-eleita-a-farmacia-do-ano/