Farmacêuticos – Uma novidade regulatória para o setor comemorar! Até dezembro deste ano, a Anvisa publicará uma nova Resolução da Diretoria Colegiada (RDC) com a regulamentação dos serviços farmacêuticos. A informação foi confirmada pelo coordenador do programa de Assistência Farmacêutica Avançada da Abrafarma, Cassyano Correr, durante apresentação no Shopper Experience, ocorrido no dia 12 de agosto e promovido pela distribuidora Dislab com curadoria da Retail Farma Brasil.
“A Anvisa nos contatou há quatro semanas para duas reuniões, a fim de sinalizar como será a mudança na legislação relacionada aos serviços em farmácias. A agência adiantou que os testes laboratoriais remotos (TLR), bem como a prestação ampla de serviços de saúde nas farmácias, será regularizada no país”, revela Correr.
Marco para o setor
Segundo ele, a decisão é um marco representativo para o varejo farmacêutico, pois é fruto de uma antiga reivindicação da categoria, uma vez que algumas farmácias ainda enfrentam muitos problemas com as vigilâncias locais por falta de uma regulamentação clara. “A RDC simplesmente confirmará o novo papel da farmácia como a porta de entrada para a saúde no Brasil, com serviços inovadores – não só relacionados aos testes, como também a modelos de teleatendimento”, ressalta.
O texto da nova RDC já estava pronto, mas com o surgimento da pandemia da Covid-19, o processo parou e agora está sendo retomado. “Provavelmente teremos uma consulta pública em setembro, com 30 a 60 dias para envio das contribuições. O cronograma da Diretoria Colegiada (Dicol) da Anvisa prevê a nova regulamentação até dezembro”, finaliza.
Veja também: https://www.assistenciafarmaceutica.far.br/farmaceuticos-treinados-para-primeiros-socorros-em-saude-mental/