Estão abertas até 19 de agosto as contribuições para duas consultas públicas (CPs) propostas pela Anvisa relacionadas à Cannabis medicinal. A CP 654/2019 aborda os procedimentos para o registro e monitoramento de medicamentos, seus derivados e análogos sintéticos. Já a CP 655/2019 trata dos requisitos técnicos e administrativos para o cultivo da planta por empresas farmacêuticas.
O Conselho Federal de Farmácia (CFF), juntamente com associações de produtores, laboratórios farmacêuticos, médicos e advogados que lidam com prescrição e judicialização para aquisição de medicamentos importados à base de canabidiol, reforçou a importância da iniciativa da Anvisa.
“É interessante mais essa possibilidade de tratamento no país. Nosso posicionamento institucional, como farmacêuticos, é favorável a essa alternativa, desde que muito bem regulada e seguindo os parâmetros de boas práticas de fabricação”, ressalta José Luis Miranda Maldonado, coordenador técnico científico do CFF. Ele acrescenta que o canabidiol pode ser útil em tratamentos de doenças como epilepsia, depressão, dor neuropática, Alzheimer, Parkinson, esclerose múltipla e esquizofrenia. Todas as contribuições recebidas são consideradas públicas e estarão disponíveis a qualquer interessado, por meio de ferramentas contidas no menu “resultado” do formulário eletrônico, inclusive durante o processo de consulta.
Veja também: https://www.assistenciafarmaceutica.far.br/retrocesso-impede-tlr-nas-farmacias/