Como resposta fisiológica à antecipação dos perigos, a ansiedade foi fator essencial para que nossos antepassados buscassem abrigos contra predadores, adotassem um sistema de vida em grupo e desenvolvessem estratégias para armazenamento de provisões. Hoje, porém, se tornou um dos principais vilões da vida moderna, tanto que é o transtorno mental com maior frequência em nível global, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS).
Cerca de 264 milhões de pessoas convivem com o problema, 15% a mais do que em 2005. O Brasil é o país com os maiores níveis: 9,3% dos brasileiros têm algum transtorno de ansiedade, segundo a entidade. Os caminhos para reverter esse mal passam pela prática regular de atividades físicas e de lazer, além de meditação, massagens, alimentação balanceada e uso de medicamentos fitoterápicos.
“Compostos à base de Passiflora incarnata L. – o maracujá vermelho – minimizam os efeitos do problema e melhoram a qualidade do sono”, explica Olavo Rodrigues, superintendente de Desenvolvimento de Produtos e Assuntos Regulatórios da Natulab, farmacêutico clínico e mestre em Biotecnologia. A passiflora atua em células específicas através do neurotransmissor ácido gama-aminobutírico (GABA), principal substância inibitória no sistema nervoso central dos mamíferos. “Nos estados de ansiedade, a ativação do sistema GABA com uso da Passiflora incarnata L. proporciona o relaxamento e reduz o estado de tensão e impaciência”, finaliza.
Fonte: Natulab