É importante para o serviço farmacêutico sempre ter novos pacientes realizando a primeira consulta, assim como as de retorno. Isso significa desenhar um plano de cuidado e estabelecer as metas terapêuticas que se deseja alcançar e, então, trabalhar com o paciente para a realização do plano e alcance dessas metas.
Na prática, o acompanhamento farmacoterapêutico do paciente consiste na somatória de diversas consultas ao longo do tempo. Para a supervisora farmacêutica da Drogaria Venancio, Renane Bernardes Ferreira o agendamento proporciona aos pacientes um contato contínuo e em longo prazo com o farmacêutico, e contribui para a efetividade do tratamento.
“O paciente deve ser monitorado até que atinja as metas terapêuticas definidas e seja capaz de aderir ao tratamento e realizar o autocuidado. Na Venancio, contamos com o software do Clinicarx que, durante o atendimento farmacêutico, já agenda a consulta de retorno”, explica a coordenadora.
Questões complexas como adesão ao tratamento e controle de exames são melhor trabalhadas quando o contato entre profissional e paciente é frequente ao longo do tempo. “O contato contínuo fortalece o relacionamento e amplia a compreensão do profissional sobre o contexto do paciente. O agendamento é uma estratégia para criar esse contato laço”, explica Cassyano Correr, coordenador do programa de Assistência Farmacêutica Avançada, da Abrafarma.
De acordo com Renane, o agendamentoo contribui para que o paciente perceba a evolução do tratamento e possa entregar o relatório com o histórico para o médico. O call center da rede também informa automaticamente o paciente sobre as consultas programadas.
Além disso, sem uma taxa previsível de retorno, a saúde do serviço farmacêutico também entra em colapso. “Pacientes retornando significam mais fidelização e mais faturamento. Caso contrário, todo mês você terá que começar do zero, captando novos clientes para seu serviço”, ressalta Correr. Uma regra de ouro é a 50/50, que consiste em ter todo mês metade dos atendimentos com novos pacientes e metade com pacientes que estão retornando. Atualmente, a Drogaria Venancio conta com 32 lojas oferecendo o serviço de assistência farmacêutica, chamado de +Saúde e quatro unidades que trabalham com vacinação.