A Abrafarma participa do I Congresso Brasileiro de Ciências Farmacêuticas com um estande para divulgação do curso de pós-graduação presencial da entidade. Quem preencher o formulário de interesse da pós-graduação ganhará um pen drive contendo o material completo dos cursos online promovidos pela entidade e também concorrerá ao sorteio de kits dos manuais de serviços farmacêuticos da Abrafarma.
O evento contará também com uma mesa-redonda sob a moderação do professor da Universidade Federal do Paraná (UFPR), Cassyano Correr, coordenador do programa de assistência farmacêutica avançada da Abrafarma, mestre em Ciências Farmacêuticas e doutor em Medicina Interna. Representantes das redes A Nossa Drogaria, Araujo, Pague Menos, Panvel, São Bento e Venancio apresentarão aos congressistas os desafios enfrentados pelo setor varejista para a sustentabilidade dos serviços farmacêuticos.
Os serviços farmacêuticos tornaram-se a mais forte tendência do varejo nos últimos anos. Correr explica que, nesse contexto, há um movimento importante de empoderamento do farmacêutico. “Esse modelo está mexendo com a cultura das redes, incluindo setores como marketing, recursos humanos, comercial, regulatório, além do próprio trabalho do farmacêutico”, avalia.
A demanda pela assistência farmacêutica representa, segundo Correr, o principal desafio para a implementação e manutenção do conceito. Por isso, um dos obstáculos a serem superados é a cultura de não cobrança por esses serviços. “Como não temos a figura do terceiro pagador, no caso governo ou planos de saúde, os serviços precisam ser cobrados diretamente dos pacientes. Isso limita o alcance e exige que toda estratégia seja pautada por esse limite”, observa.