Vitaminas – Uma recente pesquisa do IBOPE Inteligência indicou que 30 milhões de brasileiros se declaram vegetarianos e 63% da população tem interesse na redução do consumo de carne. “Entretanto, muitos que iniciam esse tipo de dieta alimentar chegam aos consultórios com dúvidas sobre como conseguir os nutrientes necessários por meio de alimentos de origem vegetal”, comenta a nutricionista Karla Maciel, da FDC. As vitaminas do complexo B, sobretudo a vitamina B12, estão entre os principais micronutrientes que os vegetarianos se preocupam em suplementar.
“A B12 é encontrada em maiores concentrações nos alimentos de origem animal. Ela atua junto à B6 e à B9, conhecida também por ácido fólico, para produzir células vermelhas e auxiliar na formação de hemoglobina, o que possibilita o transporte de oxigênio para os tecidos. A carência dessas três vitaminas pode levar a um quadro de anemia megaloblástica, que compromete especialmente o funcionamento da medula óssea. Karla explica ainda que as vitaminas B12, B9 e B6 contribuem para regular os níveis do aminoácido homocisteína, cujo excesso pode acarretar doenças cardíacas.
A especialista salienta que a suplementação não é apenas indicada para pessoas vegetarianas e veganas, como também é para os adeptos à dieta onívora. Isto porque não basta apenas ingerir os nutrientes, eles devem estar nas quantidades adequadas para atender as funções corporais.
Veja também: https://www.assistenciafarmaceutica.far.br/app-para-pacientes-cardiacos-garante-maior-adesao-ao-tratamento/