icon-arrow

Cadastro finalizado com sucesso.

Sua farmácia já está cadastrada e aguarda aprovação da administração da ABRAFARMA para ser publicada.

Cadastro finalizado com sucesso.

Seu cadastro está finalizado com aprovação da administração da ABRAFARMA.

Cadastro EAD finalizado com sucesso.

Seu cadastro nos cursos livres está finalizado com aprovação da administração da Abrafarma.

Cadastro associado finalizado com sucesso.

Seu cadastro de associado está finalizado e aguarda aprovação da coordenação farmacêutica da sua empresa.

Cuidar da nossa saúde e bem-estar é um desafio constante que, além de boa alimentação e atividade física, nos exige visitas regulares ao médico e realização frequente de exames, sem contar vacinas e medicamentos.


Quanto mais envelhecemos, mais importante se torna esse cuidado, para nós e para toda a nossa família. No entanto, a nossa vida é sempre muito corrida, existem muitas informações disponíveis atualmente e nós precisamos dedicar boas quantidades de tempo, energia e dinheiro para dar conta de tudo isso.

Pensando nessas dificuldades, as farmácias pretendem ampliar sua oferta de serviços, ampliando o acesso da população ao farmacêutico e aos serviços clínicos que ele pode oferecer. O papel do farmacêutico tem ganhado projeção nos últimos anos, como profissional que pode estar mais próximo da população, ajudando médicos e pacientes a alcançarem melhores resultados de saúde.

Em 2014, a publicação da Lei no. 13.021 estabeleceu um novo marco para a saúde, definindo as farmácias como estabelecimentos prestadores de serviços, destinados a prestar assistência farmacêutica, assistência à saúde e orientação em saúde. Com esta lei, passa a ser obrigação do farmacêutico no exercício de suas atividades nas farmácias, o acompanhamento farmacoterapêutico, à orientação sanitária e à manutenção do perfil farmacoterapêutico dos pacientes.

De forma sinérgica com esta nova realidade, a ABRAFARMA deu início em 2013 ao projeto “Assistência Farmacêutica Avançada”, a fim de construir para suas redes associadas um modelo de serviços farmacêuticos, trazendo dos países desenvolvidos para o Brasil o que há de melhor e mais inovador nesta área, adaptados à nossa realidade e às necessidades dos brasileiros.

Foram criados oito serviços que visam atender a uma ampla gama de necessidades de saúde dos pacientes. São eles: Hipertensão em dia, diabetes em dia, colesterol em dia, revisão da medicação, autocuidado, imunização, parar de fumar e perda de peso.

Como forma de dar base ao projeto, foi lançado também o Programa de Certificação Profissional, que oferece uma série de cursos livres e pós-graduação em farmácia clínica e serviços farmacêuticos aos profissionais das empresas associadas, a fim de desenvolver as competências necessárias ao desempenho de funções clínicas.


Nesses serviços, as pessoas são atendidas em verdadeiras “clínicas de serviços farmacêuticos”, em um ambiente privativo da farmácia, e poderão:


  • Tirar dúvidas e se aconselhar sobre os medicamentos que estão utilizando,

  • Quando do uso de vários medicamentos, revisar com o farmacêutico como utilizar cada um deles e a melhor forma de organizar todo o tratamento;

  • Avaliar e acompanhar seu tratamento, sabendo se os medicamentos estão fazendo o efeito esperado, e se estão causando algum efeito colateral;

  • Receber um programa de tratamento e acompanhamento para emagrecimento e gerenciamento do peso.

  • Encontrar aconselhamento e tratamento para sintomas e mal-estares de baixa gravidade, com medicamentos que podem ser utilizados sem receita médica;

  • Receber materiais educativos e relatórios de acompanhamento, que podem ser compartilhados com o médico;

  • Realizar exames preventivos para várias doenças, como hipertensão, diabetes, colesterol alto, entre outros;

  • Receber um programa de tratamento e acompanhamento para parar de fumar;

  • Receber vacinas na farmácia.

Para cada um desses serviços, uma série de soluções no campo técnico, estratégico e gerencial vem sendo desenvolvidas, incluindo um programa de certificação profissional, dirigido à educação continuada dos profissionais, a fim de que os serviços possam ser providos da forma mais segura para a população.

Este projeto permite que as empresas do varejo farmacêutico dêem um salto de qualidade na prestação de serviços, integrando estes estabelecimentos ao sistema de saúde e ampliando o acesso da população a serviços essenciais de saúde. 

Já são mais de 650 farmácias em todo país com sala de serviços farmacêuticos criadas, e mais de 2000 profissionais encontram-se em processo de capacitação. O projeto tem como meta para os próximos anos qualificar 10.000 profissionais e expandir a oferta de serviços farmacêuticos a pelo menos 3.000 farmácias em todo Brasil.

A Abrafarma representa as maiores redes de farmácias do país, totalizando 6.000 estabelecimentos e responde por 43% do mercado farmacêutico de varejo. Esta é mais uma iniciativa da ABRAFARMA no sentido de ampliar a atuação das farmácias no Brasil, oferecendo um importante acesso e suporte à saúde dos brasileiros.

Cassyano J Correr
Coordenador do Projeto
[email protected]


Redes Associadas à Abrafarma participantes do projeto:

A Nossa Drogaria
A Nossa Drogaria de Caxias Ltda.

Drogal
Rede Drogal Farmacêutica

Drogão Super
Drogan Drogarias Ltda.

Drogaria Araújo
Drogaria Araújo S/A

Drogaria Mais Econômica
Drogaria Mais Econômica S/A

Drogaria Minas Brasil
Guedes e Paixão Ltda.

Drogaria Moderna
OFS RJ Ltda.

Drogaria Rosário
Drogaria Rosário S/A

Drogaria São Bento
São Bento Comércio de Medicamentos e Perfumaria Ltda.

DPSP
DPSP S/A

Drogaria Venancio
Venancio Produtos Farmacêuticos Ltda.

Drogarias Big Ben
Distribuidora Big Ben S/A

Drogarias Nissei
Farmácia e Drogarias Nissei Ltda.

Drogasmil e Farmalife
CSB Drogarias S/A

Extrafarma
Imifarma Produtos Farmacêuticos e Cosméticos S/A

FarmaBem
SB Comércio Ltda.

Farma Ponte
Macer Droguistas Ltda.

Farmácias Indiana
Irmãos Mattar e Cia. Ltda.

Farmácia Permanente
Drogatim Drogarias Ltda.

Farmácia Sant′ana
Sant’Ana S/A Drogaria Farmácias

Farmácia Santa Lúcia
Farmácia Santa Lúcia

Farmácias Pague Menos
Empreendimentos Pague Menos S/A

Farmácias Vale Verde
Farmácia Vale Verde Ltda.

Farmácias Walmart
Walmart Brasil Ltda.

Panvel Farmácias
DIMED S/A – Distribuidora de Medicamentos

Raia Drogasil
Raia drogasil S/A

Redepharma
Redepharma Ltda.