icon-arrow

Cadastro finalizado com sucesso.

Sua farmácia já está cadastrada e aguarda aprovação da administração da ABRAFARMA para ser publicada.

Cadastro finalizado com sucesso.

Seu cadastro está finalizado com aprovação da administração da ABRAFARMA.

Cadastro EAD finalizado com sucesso.

Seu cadastro nos cursos livres está finalizado com aprovação da administração da Abrafarma.

Cadastro associado finalizado com sucesso.

Seu cadastro de associado está finalizado e aguarda aprovação da coordenação farmacêutica da sua empresa.

O que é o programa parar de fumar?

Este serviço farmacêutico consiste em um programa de aconselhamento comportamental, terapia de reposição de nicotina, e acompanhamento por até um ano, para ajudar pessoas que fumam a abandonar a dependência e se manterem longe do cigarro.


O programa visa estimular o paciente a parar de fumar de maneira bem sucedida e persistente. Inicialmente, os pacientes são atendidos pelo farmacêutico em uma consulta individualizada, para troca de experiências, avaliação do grau de dependência nicotínica e discussão dos objetivos terapêuticos. Os pacientes são avaliados e orientados quanto a sua motivação para cessação, que é profissionalmente estimulada.

Após esta avaliação, um plano de ação, uma terapia apropriada e uma data para a cessação (“dia D”) são definidos com o paciente. O acompanhamento passa a ser periódico, e inclui encontros que ocorrem semanal, mensal ou bimestralmente, dependendo do estágio do tratamento e da necessidade de cada paciente.

exercicios-fisicos-diabete-em-dia

Quais são os benefícios para os pacientes?


O tabagismo, encarado por muitos anos como uma forma de socialização, representa uma das principais causas de mortalidade prematura, com mais de 200 mil mortes por ano no Brasil (23 pessoas por hora) (INCA, 2014). Estima-se que todos os anos, as consequências do tabagismo, tais como doenças cardiovasculares, câncer de pulmão e outras neoplasias e doenças pulmonares crônicas, resultem em 5.600 anos de vida perdidos prematuramente e cerca de 92 bilhões de dólares em perda de produtividade (HEALTH, [S.d.]).

A farmácia e drogaria, como o ambiente de saúde de maior proximidade do paciente, apresenta grande potencial para implantação de programas e medidas para a cessação do tabagismo. Estudos já demonstraram que o aconselhamento clínico é essencial para a cessação permanente do tabagismo, e que o farmacêutico pode representar uma peça chave nesse processo (ELLIS; SHERMAN, 2013).

Como exemplo, uma revisão sistemática, conduzida pela Colaboração Cochrane em 2004, indicou que os serviços farmacêuticos clínicos para cessação do tabagismo podem apresentar impacto positivo nas taxas de abstinência em longo prazo (SINCLAIR; BOND; STEAD, 2004). Esses resultados foram confirmados por estudos posteriores (BAULD et al., 2009; DENT; HARRIS; NOONAN, 2009).


Clique para visualizar a fonte
bibliográfica