icon-arrow

Cadastro finalizado com sucesso.

Sua farmácia já está cadastrada e aguarda aprovação da administração da ABRAFARMA para ser publicada.

Cadastro finalizado com sucesso.

Seu cadastro está finalizado com aprovação da administração da ABRAFARMA.

Cadastro EAD finalizado com sucesso.

Seu cadastro nos cursos livres está finalizado com aprovação da administração da Abrafarma.

Cadastro associado finalizado com sucesso.

Seu cadastro de associado está finalizado e aguarda aprovação da coordenação farmacêutica da sua empresa.

Pernambuco regulamenta serviços farmacêuticos

Scritta postou dia 02/04/2018 (atualizado 2 de Abril de 2018)


Foi aprovada no dia 22 de março a Lei Estadual nº 16.317, que dispõe sobre a prestação de serviços farmacêuticos pelas farmácias e drogarias de Pernambuco. Entretanto, de acordo com o professor Dr. Cassyano Correr, coordenador do programa de assistência farmacêutica avançada da Abrafarma, a lei não inova no campo dos serviços, repetindo o que já existia na RDC 44/09 e na Lei nº 13.021/14, que regem as ações e serviços de assistência farmacêutica. “Ela retrocede em pontos importantes, como na aplicação de vacinas. A RDC 197/17 desobriga a receita médica para vacinas constantes no calendário do SUS, mas a lei pernambucana não fez essa distinção, o que é negativo. Infelizmente, também não avança em serviços como os testes laboratoriais remotos (TLR) nas farmácias”, ressalta.

A norma autoriza as farmácias e drogarias a aplicar vacinas, realizar procedimentos de inalação ou nebulização, medição e monitoramento da pressão arterial, glicemia capilar, entre outros. A decisão, porém, divide opiniões no setor. Também ficam autorizadas a manipulação e a dispensação de produtos classificados como oficinais, homeopáticos e de medicamentos isentos de prescrição médica, mediante aval do profissional farmacêutico.

Pernambuco junta-se aos estados do Amazonas, Pará, Santa Catarina, Rio Grande do Sul, Paraná e Mato Grosso do Sul e às cidades de São Paulo e Rio de Janeiro, que também já aprovaram leis regulamentando o serviço.