icon-arrow

Cadastro finalizado com sucesso.

Sua farmácia já está cadastrada e aguarda aprovação da administração da ABRAFARMA para ser publicada.

Cadastro finalizado com sucesso.

Seu cadastro está finalizado com aprovação da administração da ABRAFARMA.

Cadastro EAD finalizado com sucesso.

Seu cadastro nos cursos livres está finalizado com aprovação da administração da Abrafarma.

Cadastro associado finalizado com sucesso.

Seu cadastro de associado está finalizado e aguarda aprovação da coordenação farmacêutica da sua empresa.

Ministério da Saúde reconhece serviços farmacêuticos

Scritta postou dia 29/01/2018 (atualizado 29 de Janeiro de 2018)


Uma grande conquista para os farmacêuticos brasileiros, que passam a ser reconhecidos, de fato, como profissionais de saúde. O Ministério da Saúde anunciou a inclusão da categoria no código de identificação do Sistema Único de Saúde (SUS). Isso significa que os farmacêuticos atuantes no SUS, poderão registrar suas consultas e serviços clínicos prestados. O Município poderá receber recursos por esses atendimentos.

Dessa maneira, os farmacêuticos terão melhores condições para acompanhar os tratamentos, podendo checar a dosagem dos medicamentos e analisar os resultados obtidos pelos pacientes. Segundo o ministro Ricardo Barros, sem a existência de um código específico, o SUS não conseguia mensurar efetivamente a produção e a atuação dos farmacêuticos. “Agora, todos os procedimentos que eles fazem serão lançados e identificados. Com isso, podemos avaliar a qualidade do trabalho, a eficácia e comparar o desempenho entre eles, de modo a podermos escolher a melhor prática e divulgá-la para todos”, argumenta.

O presidente do  Conselho Federal de Farmácia, Walter da Silva Jorge João, comemora a decisão e ressalta que a medida atende a uma antiga reivindicação da classe. “Tínhamos um papel que era praticamente voltado para a entrega do medicamento. Hoje passamos a ser cuidadores da saúde das pessoas”, destaca.