icon-arrow

Cadastro finalizado com sucesso.

Sua farmácia já está cadastrada e aguarda aprovação da administração da ABRAFARMA para ser publicada.

Cadastro finalizado com sucesso.

Seu cadastro está finalizado com aprovação da administração da ABRAFARMA.

Cadastro EAD finalizado com sucesso.

Seu cadastro nos cursos livres está finalizado com aprovação da administração da Abrafarma.

Cadastro associado finalizado com sucesso.

Seu cadastro de associado está finalizado e aguarda aprovação da coordenação farmacêutica da sua empresa.

FAQ


Perguntas e Respostas sobre o Programa de Certificação Profissional Abrafarma – Cursos Livres e Pós-Graduação

Estou com problemas de acesso ou cadastro, como falo com o suporte?

Problemas com Sala de Aula, Conteúdos do curso, dificuldades com provas, etc.
ligue para (11) 2174-2350 
ou pelo e-mail: [email protected]

Sobre problemas no cadastro aqui no site, escreva para:
[email protected]

 

Não estou conseguindo finalizar o meu cadastro. O que faço?

Isso geralmente ocorre quando você já tem cadastro no site e, ao invés de clicar em LOGIN/ENTRAR você clica em CADASTRE-SE e tenta entrar com seus dados.

Se o site está dizendo que seu email (nome de usuário) já existe, é porque você já tem cadastro no site, então siga estes passos:

  1. faça seu login, clicando em LOGIN/ENTRAR no canto superior direito do site.
  2. Uma vez de logado(a), você verá o item MEUS CURSOS surgir na barra superior. Basta clicar e você terá acesso à Sala de Aula, onde estão todos os cursos pra você estudar. Você deve começar pelo curso introdutório “Farmácia Clínica e Serviços Farmacêuticos”.
  3. Achou complicado? Então veja este passo-a-passo-cursos-abrafarma!

 

Fiz meu cadastro, mas o item MEUS CURSOS não aparece pra mim. O que está acontecendo?

Isso acontece quando você faz o cadastro e informa seu CPF ou número de matrícula, mas o número não é localizado em nosso banco de dados. Nesse caso, o sistema dispara um email ao Coordenador Farmacêutico da Rede para confirmação do vínculo. Seu acesso aos cursos é liberado após essa confirmação.

Portanto, se você não está vendo o item MEUS CURSOS, entre em contato com seu coordenador farmacêutico e peça que confirme no email que recebeu.

Em caso de problemas, entre em contato com [email protected] 

 

Perdi minha senha, e não estou conseguindo recuperá-la pelo site. O que faço?

Quando você clica em ESQUECI MINHA SENHA, na tela de login, o sistema dispara um email para que você possa alterar sua senha. Mas muitas vezes esse email é reconhecido como SPAM pelo seu provedor (gmail, hotmail, yahoo, etc.). Portanto, sempre verifique sua caixa de SPAM ou lixo eletrônico, para ver se o email não está lá.

 

Já estou fazendo o curso, mas tenho dúvidas, com quem posso falar?

Você pode falar com os Tutores Online, que são responsáveis pelo suporte acadêmico dentro dos cursos. Na sala de aula, basta clicar em TUTORIA e abrir um chamado. Você terá uma resposta rápida.

 

Por que o programa de certificação profissional Abrafarma foi criado?

O programa foi criado como uma forma de ampliar o acesso dos farmacêuticos à formação na área da farmácia clínica e dos serviços farmacêuticos. É uma iniciativa da Abrafarma que visa ajudar na criação da próxima geração de profissionais que irá mudar a face da saúde no Brasil, por meio de seu trabalho clínico junto à população.

O Programa é parte do Projeto Assistência Farmacêutica Avançada. Aqui você tem mais informações do projeto: http://www.assistenciafarmaceutica.far.br/

 

Quem elaborou os conteúdos dos cursos?

Todos os conteúdos técnicos dos cursos foram elaborados sob a coordenação do Prof. Dr. Cassyano Correr (http://lattes.cnpq.br/7940594759624092) e uma equipe de professores e farmacêuticos clínicos dedicados ao movimento clínico da farmácia.

 

Como faço para me inscrever nos Cursos Livres?

Basta acessar: http://www.assistenciafarmaceutica.far.br/cadastre-se/ e preencher seus dados.

Ao final, você estará logado e verá o item MEUS CURSOS no menu superior, onde todos os cursos livres estarão disponíveis para você. Você deverá cursar primeiro o Curso “Farmácia Clínica e Serviços Farmacêuticos”.

 

Que materiais didáticos eu encontro dentro de cada curso?

Em cada curso você irá encontrar uma série de vídeo-aulas sobre o conteúdo, um manual de referência exclusivo do curso, contendo uma revisão sobre a doença/condição e protocolos de atendimento farmacêutico. Um caderno de exercícios, contendo dezenas de questões e casos clínicos para estudo online, com gabarito e comentários dos professores em todas as questões. Materiais complementares, geralmente artigos científicos selecionados pelos professores com base nos objetivos de aprendizagem, e uma prova online, que você deverá fazer para ser considerado(a) aprovado(a) no curso.

 

Se eu for demitido ou me demitir de minha empresa, eu poderei continuar o curso?

Se você se desligar da sua empresa, você poderá concluir o Curso Livre em andamento e, depois disso, não poderá mais acessar gratuitamente os cursos.

Caso esteja cursando a pós-graduação e se desligue da sua empresa, você poderá continuar o curso até o final, concluindo o pagamento das parcelas restantes, pelo mesmo valor, conforme as condições contratuais do Grupo EducaMais e Universidade Candido Mendes. Neste caso, entre em contato com (11) 2174-2350 ou pelo e-mail: [email protected] e notifique seu desligamento.

Caso o farmacêutico migre de uma rede de farmácias associada à Abrafarma, para outra, deverá apenas atualizar seu cadastro e efetuará nova confirmação do vínculo.

 

Como eu comprovo que trabalho em um rede de farmácias da Abrafarma?

No momento do seu cadastro, será solicitado o seu número de CPF ou a matrícula na empresa em que você trabalha, além de outros dados. Estas informações serão verificadas junto ao banco de dados da empresa e confirmadas. Caso seu número não seja localizado no banco de dados da Abrafarma, seu coordenador farmacêutico receberá um e-mail, solicitando confirmação do se vínculo com a empresa. Somente após esta confirmação seu cadastro é validado e você pode ter acesso aos cursos online e outros conteúdos exclusivos do site.

Caso seja identificada fraude, sua inscrição será bloqueada e você será notificado(a) a fim de regularizar sua situação junto aos cursos.

 

Eu sou obrigado(a) a fazer todos os cursos?

Na modalidade de cursos livres, não. Você pode fazer os cursos que quiser, na ordem que quiser. Para cada curso que você concluir com sucesso, você receberá um Certificado.

Caso opte pela pós-graduação, todos os cursos (neste caso serão chamados de Módulos) são obrigatórios.

 

Posso fazer mais de um curso ao mesmo tempo?

Não. Quando você efetua seu cadastro no site, você automaticamente tem acesso a todos os cursos livres, mas só pode fazer um curso de cada vez. Quando inicia um curso, deverá concluí-lo para ter acesso ao próximo.

 

Quanto tempo eu tenho para fazer cada Curso Livre?

Você terá 2 (dois) meses para fazer cada Curso Livre. Ao final deste período, caso não tenha concluído o curso, você será considerado(a) reprovado e, caso queira, poderá fazer o curso novamente, mas do início, tendo que refazer todas as atividades.

 

Como faço para me inscrever na Pós-Graduação?

Basta fazer seu cadastro no site e acessar a página MEUS CURSOS. Nela você encontrará um link para se matricular e converter cursos livres em pós-graduação.

Você deverá enviar alguns documentos digitalizados e assinar o contrato de Serviços Educacionais com a Candido Mendes / Educa Mais. Além disso, irá escolher a melhor forma de pagamento e pagar a matrícula. Depois disso, já terá acesso à Sala de Aula da Pós e poderá iniciar (ou continuar) seu curso, como aluno de pós-graduação.

 

Quanto tempo eu tenho para fazer a Pós-Graduação?

Caso opte em fazer a Pós-Graduação, o sistema dos módulos é diferente dos cursos livres. Você terá uma grade de 12 módulos para cumprir, e cada módulo é liberado a cada 30 dias para você. Portanto, você não poderá fazer cada módulo em menos de 30 dias. Caso siga corretamente o cronograma, terá concluído os 12 módulos em 12 meses. Ao final deste período, poderá entregar o TCC em até 90 dias e agendar a prova presencial para conclusão da pós. Normalmente, o aluno leva de 12 a 18 meses para concluir a pós. Não recomendamos que você estenda o tempo da pós para além de 18 meses.

 

Se eu ficar mais de um mês sem fazer login, o que acontece?

Neste caso você será considerado(a) aluno(a) inativo. A qualquer momento, você poderá retornar para dar continuidade aos cursos. Recomendamos que você não deixe de frequentar a sala de aula dos cursos, no mínimo semanalmente, a fim de manter seu ritmo de aprendizado.

 

O que eu preciso fazer para passar no curso ou módulo?

Para ser aprovado em um curso e receber seu certificado, você deverá completar 100% dos exercícios online propostos (caderno de exercícios) e deverá obter 70% de acertos na prova final do curso/módulo.

 

Quantas tentativas eu tenho de fazer a prova final de cada curso/módulo?

Você tem 3 tentativas. A cada tentativa uma nova prova, com questões e gabarito diferentes é gerada. Você deve obter 70% de acertos para ser aprovado(a).

 

Se eu reprovar em um curso, posso fazer de novo?

Sim, você pode. Mas se você reprovar nas 3 tentativas do curso/módulo, você deverá fazer sua inscrição novamente e recomeçar do zero. Neste caso, terá que responder novamente a todas as questões do caderno de exercícios do curso/módulo, antes de ter novo acesso à prova final.

 

Os cursos geram certificado?

Sim. Para cada curso em que você for aprovado, você receberá um certificado de conclusão online, emitido pela EducaMais e Abrafarma.

 

A pós-graduação é reconhecida pelo MEC? Quem certifica?

Sim. A Pós-Graduação em Farmácia Clínica e Serviços Farmacêuticos é reconhecida pelo MEC e oferecida em parceria com a Universidade Candido Mendes (UCAM), do Rio de Janeiro. A UCAM é responsável pela emissão dos certificados de conclusão da pós-graduação aos alunos aprovados na prova presencial.

 

Quantos módulos a pós-graduação tem?

São 12 módulos. Além dos 9 módulos/cursos, você deverá cursar didática do ensino superior (30h), Metodologia da Pesquisa (30h) e Trabalho de Conclusão de Curso (40h).

 

Se eu me matricular na pós, terei que fazer novamente os cursos que já conclui?

Não. Quando você se matricula na pós-graduação, seu histórico de cursos concluídos é automaticamente puxado para seu histórico. Você deverá cursar os módulos restantes.

 

Onde eu faço a prova presencial da pós-graduação?

Em um dos mais de 400 polos do Grupo EducaMais espalhados pelo país. Após concluir todos os módulos e entregar seu TCC, você irá agendar junto à secretaria da pós o local mais perto de você e a data mais conveniente para fazer a prova presencial.

 

Quanto custa para fazer os cursos livres de aperfeiçoamento?

Se você é farmacêutico de uma rede de farmácias da Abrafarma, os cursos livres são gratuitos.

 

Quanto custa para fazer a pós-graduação em farmácia clínica e serviços farmacêuticos? 

O profissional paga apenas 10 parcelas de R$ 175,00.

O curso de pós-graduação tem o custo real de 10 parcelas de R$ 550,00, mas para farmacêuticos das Redes da Abrafarma, é oferecido um subsídio/desconto de R$375,00 por parcela. É uma condição muito especial e exclusiva para farmacêuticos da Abrafarma.