icon-arrow

Cadastro finalizado com sucesso.

Sua farmácia já está cadastrada e aguarda aprovação da administração da ABRAFARMA para ser publicada.

Cadastro finalizado com sucesso.

Seu cadastro está finalizado com aprovação da administração da ABRAFARMA.

Cadastro EAD finalizado com sucesso.

Seu cadastro nos cursos livres está finalizado com aprovação da administração da Abrafarma.

Cadastro associado finalizado com sucesso.

Seu cadastro de associado está finalizado e aguarda aprovação da coordenação farmacêutica da sua empresa.

Cinco sinais que podem indicar o câncer de próstata

Scritta postou dia 07/11/2017 (atualizado 7 de novembro de 2017)


No mês que marca o movimento Novembro Azul, muitas pessoas são impactadas por campanhas de conscientização sobre o câncer de próstata. Porém, mesmo com a visibilidade dessas ações, recente pesquisa revela que a população desconhece informações importantes sobre a doença, conforme explica o urologista do Hospital Santa Catarina, Reinaldo Uemoto. “Pelo menos 50% dos casos fatais de câncer de próstata poderiam ser evitados se o tumor fosse diagnosticado precocemente”, adverte.

Os dados são um recorte do Panorama sobre grau de informação, hábitos e atitudes do brasileiro em relação ao câncer, divulgado no fim de outubro pela Sociedade Brasileira de Oncologia Clínica (Sboc). O estudo revela que, embora tema o câncer, o brasileiro carece de informações sobre a doença.

A pesquisa entrevistou 1,5 mil pessoas em todo o país e 44% disseram ter conhecimento ‘mediano’ sobre o câncer, enquanto 30% afirmaram saber pouco sobre a doença. Por outro lado, 26% contaram entender profundamente o assunto.

O câncer de próstata aparece como o segundo tipo mais lembrado pela pesquisa (90%), atrás apenas do de mama (94%). Pulmão (90%), pele (89%) e leucemia (87%) completam os cinco tipos mais lembrados.

O médico elenca cinco sintomas que auxiliam os homens a identificar o câncer de próstata e buscar ajuda médica. É importante destacar que, segundo o Instituto Nacional do Câncer (Inca), esse tipo é responsável por 28,6% dos novos casos anuais de câncer entre os homens:

  • Levantar diversas vezes durante a noite para ir ao banheiro
  • Insuficiência renal
  • Dificuldades para urinar
  • Jato urinário fraco
  • Dor óssea

O médico ressalta, no entanto, “que esses sinais não indicam, necessariamente, que o paciente tenha câncer de próstata, mas mostram que o organismo não está bem e merecem atenção especial. Procurar um médico imediatamente é sempre o mais indicado”. O exame de próstata é aconselhado para homens acima de 50 anos. Entretanto, para alguns grupos de risco, é recomendável realizá-lo a partir dos 45 anos de idade: aqueles com histórico familiar de câncer, obesos e pacientes negros, que têm maior incidência do que pessoas com a pele branca ou amarela.